O Governo angolano gastou até ao momento o valor de 4,5 mil milhões de kwanzas (o equivalente a 9 milhões de dólares) em despesas relacionadas com a prevenção e combate à Covid-19.

Dados oficiais disponibilizados pela Comissão Interministerial que coordena a acção contra o coronavírus referem que a este montante deve somar-se o valor das despesas já comprometidas, isto é, pagamentos actualmente em curso, que ascende a 14 mil milhões de kwanzas, correspondentes, em dólares, a 29,4 milhões.
Em relação às doações que pessoas singulares e organizações empresariais, embaixadas de países acreditados junto do Estado angolano, igrejas, ONG,s e outras fizeram chegar de forma voluntária à Comissão Interministerial, o valor já acumulado é de 510.807.933 kwanzas
Diversas empresas, de entre elas bancos, decidiram oferecer equipamentos, material de biossegurança e outros meios que pagaram directamente a fornecedores no estrangeiro e que a Comissão Interministerial espera receber em breve. Essas aquisições estão cifradas no montante de 6. 242.285 dólares. Neste último pacote há a incluir também uma encomenda de meios assistenciais feita por um banco de capitais nacionais no valor de 772 285,00 euros.
Além dos montantes em dinheiro, a Comissão Interministerial para Prevenção e Combate à Covid-19 recebeu também quantidades generosas de bens alimentares, pulverizadores, reservatórios de água em plástico, materiais de limpeza e desinfecção como detergentes e sabão, viaturas, no quadro de um amplo movimento de solidariedade que se desencadeou no país e tudo indica venha a conhecer maior adesão nos próximos dias.
As doações em dinheiro que chegam à Comissão Interministerial compreendem um espectro que vai desde singulares que oferecem vinte a cinquenta milhões de kwanzas ( às vezes mais), a cidadãos que depositam duzentos kwanzas, numa demonstração de que querem contribuir com o pouco que têm, independentemente das suas próprias dificuldades do quotidiano.

0 comments:

Postar um comentário

 
Top